terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dia quinze.

Outra carta  IEFP strikes again (e vem aí uma manhã feliz).


"Na sequência da sua inscrição no Serviço de Emprego (...) e no sentido de dar continuidade ao processo para resolução do seu problema de emprego, realizar-se-á uma intervenção técnica com o objectivo de a apoiar na definição do seu Plano Pessoal de Emprego."

Muito sentido de humor tem esta gente. Muito. E daquele bom. Subtil, refinado, levemente retorcido. Só o conceito "problema de emprego" já merece um prémio. Queridos criativos do IEFP, se não se importarem eu vou começar a dizer isto às pessoas. A partir de agora, nem digo que estou desempregada nem que fiquei sem emprego. Aliás, este blogue devia era chamar-se "Tenho um problema de emprego". Dava-me um ar assim para o psicologicamente doentinho e todos os patrões deste país se haviam de compadecer. Se ao menos vocês me tivessem enviado esta carta há quinze dias...

Ah, olhem, e a ideia de "resolução do (meu) problema" também é genial. E generosa, diga-se  eu cá sei reconhecer boas intenções quando as vejo. Isso de me apoiarem "na definição do (meu) Plano Pessoal de Emprego" é um gesto nobre e comovente. Obrigada. O que seria de mim sem este ombro amigo chamado "Serviço de Emprego"?

E deixo ainda uma última nota para o ar sério e importante que dão a tudo isto, chamando-lhe "intervenção técnica". Confesso que até impõe algum respeito. Uma pessoa sente-se a modos que... que.


Pois é. Tenho de ir ao centro de emprego  perdão: ao Serviço de Emprego  na próxima terça-feira. Só não percebo porque é que os restantes três parágrafos da carta, bem mais longos do que o primeiro, servem para me explicar que se eu não for estou em maus lençóis. Mas alguma vez me passaria pela cabeça recusar um convite deste calibre? Ainda por cima já não é a primeira vez que vou a uma reunião assim, por isso sei que se avizinha uma manhã imperdível. Numa sala, um técnico e uma série de pessoas, todas elas com problemas de desemprego (é que esta ideia é mesmo muito boa...). Cada um dos convocados apresenta-se e conta uma breve história da sua vida, e a seguir o dito técnico faz perguntas e dá sugestões. Habitualmente, eu deixo de existir depois das perguntas (o que torna isto muito mais interessante), porque nunca há sugestões para me dar. "Sabe, a sua área é complicada... Nós só conseguimos emprego para outro tipo de trabalhos... Olhe, vá vendo. Vá tentando. E boa sorte. Vai precisar..."

Sabendo que é isto que me espera, eu lá perdia tal emoção?

7 comentários:

  1. http://namastibet.blogspot.com
    ( serve para passar o meu tempo,que sirva também para o seu correr mais depressa)

    ResponderEliminar
  2. Para quem estuda e tem um "problema de emprego" é incrivelmente bom, perder horas de estudo para passar o tempo assim. Se pelo menos houvesse alguma finalidade positiva na reunião.

    ResponderEliminar
  3. Recebi hoje essa tal carta para me apresentar num Centro Paroquial aqui da zona para essa tal "intervenção tecnica" e não percebi nada :\ Do que se trata exactamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso foi uma reunião com um dos técnicos do Centro de Emprego. Colectiva - éramos umas vinte pessoas. A descrição está aqui: http://fiqueisememprego.blogspot.pt/2014/01/dia-vinte-e-dois.html

      Boa sorte! :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta :) Como disse no post que referiu, muitas vezes procuramos respostas em todo o lado e em toda a gente e acabamos por ficar ainda mais confusos! No meu caso, recebi esta carta e não percebi nada, então vim ao google tentar obter respostas e fiquei ainda pior! Há pessoas que dizem que é uma simples reunião, outras dizem que é produtivo, outras dizem que não, outras dizem que nos obrigam a tirar cursos, etc. O melhor é esperar e ver o que me espera... Penso que em cada zona deve ser diferente...

      Eliminar
    3. Talvez seja... Não sei. Mas boa sorte, mais uma vez! :)

      Eliminar